domingo, 8 de março de 2009

Onde nasce a poesia?




Faz tanto tempo que não pego no lápis pra escrever, falar de amor, de saudades, de dor.
Nem sei se posso começar a falar destes sentimentos. Sou muito repetitiva, já foi notado e criticado por pessoas próximas a mim, falo sempre do mesmo tema, minha vida gira quase em torno de sentimentos, então acabo ficando repetitiva ao escrever o que sinto.
Outro dia enquanto viajava reparei na estrada, em locais que eu passava que não é só da escrita que o poema pode surgir. Pode ser de uma fotografia, de sons, tudo ao nosso redor emana arte. Na ida fiz uma pergunta a mim mesma.
De onde nasce a poesia? De onde ela surge?
Sempre escrevi quando estava triste, melancólica, então ela vinha lá de dentro do meu ser, uma palavra mais bonita. Do meu âmago.
Quando estava viajando pela estrada do Paraná pude notar que a poesia vem dos olhos, da paz de espírito do momento em que em encontrava.
Então não são apenas os olhos que vê a beleza, é minha alma que completa a janela da contemplação.
Cada lugar que eu passava eu imaginava mentalmente uma imagem que poderia ser tirada com uma máquina fotográfica que estava guardada na mala. As cidades a qual eu passei são cidades antigas que ainda guardam muito de prédios velhos abandonados. Cada lugar tem sua história, um passado que tirado fotos dariam poemas diferentes para cada pessoa que lessem com os olhos do momento. Mas eu perdi a chance.
Perdi muito dos meus pensamentos ao longo da estrada.
Quando viajo levo sempre folhas para escrever, desta vez fui levar meus filhos pra morar na capital do estado, foi uma viagem longa e de algum modo apertado, não tinha espaço pra folhas ao vento. Embora a viagem fosse de despedidas meus olhos viam poesia para todo o canto.
Na volta com o carro vazio, mesma pessoa, mesmos olhos, mesmas estradas e agora munida de máquina e papel. Não enxerguei nada. Procurei até os prédios abandonados, nada achei, meu coração estava apertado. Não consegui ver beleza, nem a poesia, nada.
Andei tirando foto a esmo, algumas ficaram lindas, consigo imaginar estradas, passagem.
Quem sabe outra pessoa não enxergue poesia nelas.
Quem sabe eu daqui um tempo também não escreva sobre elas.
Hoje são fotos.
Tiradas da janela do meu carro vindo embora pra uma casa vazia.


Myrian Benatti
imagem tirada de Morretes - Pr

sexta-feira, 6 de março de 2009

JAMAIS PERMITA


As mulheres de origem Celta eram criadas tão livremente como os homens.

A elas era dado o direito de escolherem seus parceiros e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam.

Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.

A primeira lição era:

“Ama teu homem e o segue, mas somente se ambos representarem um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou: Amor, companheirismo e amizade.”

Jamais permita . . .

Jamais permita que algum homem a escravize: você nasceu livre para amar, e não para ser escrava.

Jamais permita que o seu coração sofra em nome do amor.

Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?

Jamais permita que seus olhos derramem lágrimas por alguém que nunca fará você sorrir!

Jamais permita que o uso de seu próprio corpo seja cerceado. Saiba que o corpo é a moradia do espírito, por que mantê-lo aprisionado?

Jamais se permita ficar horas esperando por alguém que nunca virá, mesmo tendo prometido!

Jamais permita que o seu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome você sequer sabe!

Jamais permita que o seu tempo seja desperdiçado com alguém que nunca terá tempo para você!

Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos. O Amor é o único que pode falar mais alto! Jamais permita que paixões desenfreadas transportem você de um mundo real para outro que nunca existiu!

Jamais permita que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo!

Jamais acredite que alguém possa voltar quando nunca esteve presente! Jamais permita que seu útero gere um filho que nunca terá um pai!

Jamais permita viver na dependência de um homem como se você tivesse nascido inválida!

Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar por um homem que não tenha olhos para admirá-la!

Jamais permita que seus pés caminhem em direção a um homem que só vive fugindo de você!

Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar o brilho dos seus olhos, a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de você!

E, sobretudo, jamais permita que você mesma perca a dignidade de ser MULHER!!!



(autoria desconhecida)

Bem vindo!!!

Seja sempre bem vindo
Quando ler meus textos ou dos meus amigos, comente.Suas palavras sempre serão bem vindas.Se não souber o que falar deixe um abraço, mas não faça comentários maldosos, estes vc guarde.Entre e fique a vontade, vc faz parte da família, dos amigos

Alma Encantada

Alma Encantada
sempre sorrindo!!!

Marcadores

Quem sou eu

Minha foto
Sou poesia,sou procura, sou ilusão.

quem sou eu...

Desde mocinha eu escrevia poesias, cada vez que eu terminava uma paixão, eu fazia um poema, cada tristeza, alegria,cada olhar maroto.Acho que porisso me tornei uma poetiza, pq sempre estive apaixonada.As lágrimas que eu derramava se transformavam em sementes, em letras, em textos, em poemas.Ainda hoje faço isso, qdo estou triste com alguém eu escrevo uma poesia, cada poesia minha tem uma história.É como a semente que transformou em árvore.(MyrianBenatti)